top of page

Como experts podem contribuir na resolução de conflitos antes do início da arbitragem

O uso de procedimentos arbitrais para solucionar conflitos em acordos empresariais tem se tornado cada vez mais comum. Isso ocorre porque, em teoria, esse tipo de procedimento oferece sigilo e maior rapidez em comparação com os processos judiciais.


Em grande parte dos casos, quando há necessidade de prova técnica, o tribunal arbitral nomeia um perito e cada uma das partes indica um perito assistente técnico.


Entretanto, um especialista que poderia ser indicado como assistente técnico durante o processo arbitral também tem a capacidade de auxiliar qualquer uma das partes antes mesmo do início desse procedimento, atuando como um expert.


Esse profissional trabalha na análise técnica dos argumentos jurídicos, avaliando riscos, validando a documentação disponível e, em alguns casos, estimando valores, tudo isso apresentado em um parecer técnico independente.


O trabalho técnico prévio ajuda o contratante a tomar decisões jurídicas mais embasadas antes mesmo do início do processo arbitral. Além disso, pode ajudar a esclarecer questões técnicas complexas após o início do procedimento, o que pode levar o tribunal arbitral a dispensar a produção de prova técnica. Isso reduz os custos envolvidos na produção da prova e contribui para a rapidez na solução do conflito.

Commenti


bottom of page